Fechar Propaganda

Chuva e calor aumenta o sinal de alerta contra a dengue

“Estamos em um período crítico no que se refere à transmissão de dengue. A temperatura mais elevada e o nível de chuvas aumentado, podem favorecer a proliferação do vetor de transmissão da dengue".

Atualizado em 18/01/2017 23:19:07

Durante o verão, é preciso redobrar os cuidados para eliminar os focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Como nessa época o clima fica mais quente e as chuvas são mais frequentes, os ovos do mosquito se abrem com mais facilidade, aumentando a proliferação do inseto.
“Estamos em um período crítico no que se refere à transmissão de dengue. A temperatura mais elevada e o nível de chuvas aumentado, podem favorecer a proliferação do vetor de transmissão da dengue. Por isso, é muito importante que a população redobre os cuidados preventivos”, explica a coordenadora do Programa de Controle a Endemias, Rosely Maccari.
Ela também ressalta que as ações de combate de combate ao mosquito estão sendo intensificadas, para eliminar e combater a proliferação dos focos do Aedes aegypti. Rosely anuncia que nos próximos dias inicia mais um Levantamento de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), para verificar o índice de proliferação da doença, que atualmente está em 0.9%.
A coordenadora do Programa de Controle a Endemias também recomenda a população a redobrar os cuidados já vem aumentando o número de casos suspeitos da Dengue. “Somente nesta semana tivemos quatros novos casos suspeitos”, alertou.


DICAS DE PREVENÇÃO

- Cuidado no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana na frequência usual;

- Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos;

- Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;

- Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;

- Elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;

- Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;

- Mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas.


Você também pode querer ver estas notícias!

Vigilância Sanitária alerta para o perigo do escorpião amarelo

A paixão pelos carros antigos

Google permite acompanhar crescimento de Goioerê

Seguro-desemprego terá pagamento escalonado em janeiro