Fechar Propaganda

Vigilância Sanitária alerta para o perigo do escorpião amarelo

O controle químico não é eficiente contra o escorpião, por isso a prevenção ainda é a melhor solução. Se não ocorrer uma mudança de hábito em relação à limpeza, a tendência é aumentar o número de escorpiões.

Atualizado em 18/01/2017 23:16:34

Com o aumento calor é muito comum o aumento de insetos e o aparecimento de animais peçonhentos. Por exemplo, o escorpião amarelo que é uma espécie bastante nociva para o ser humano, pois seu veneno é altamente tóxico podendo levar a casos fatais.
O controle químico não é eficiente contra o escorpião, por isso a prevenção ainda é a melhor solução. Se não ocorrer uma mudança de hábito em relação à limpeza, a tendência é aumentar o número de escorpiões, principalmente em lugares onde existem muitos insetos, que são a principal fonte de alimentação do escorpião.
Na região existem várias espécies de escorpiões, sendo que as mais comuns são Bothriurus sp e Tityus costatus. Porém, somente duas espécies merecem mais atenção: Tityus serrulatus ou escorpião amarelo, que possui veneno altamente tóxico podendo levar a morte, e Tityus bahiensis ou escorpião marrom, que também possui veneno tóxico podendo causar acidentes moderados com pouca gravidade.
A Vigilância Sanitária acompanha os casos registrados mapeando áreas de risco para facilitar o trabalho, além de ministrar palestras para população e profissionais de saúde. No caso de aparecimento do escorpião amarelo a recomendação é que a espécie seja capturada com o máximo cuidado e que seja encaminhado para os profissionais da Vigilância Sanitária.


COMO PREVENIR
Para evitar acidentes com o escorpião, devem ser tomados alguns cuidados como: não acumular entulhos como tijolos, telhas e garrafas vazias no fundo do quintal, terrenos baldios ou áreas livres, usar botas e luvas para remover o entulho e o lixo, evitar plantas com muitas folhagens, eliminar insetos, principalmente baratas, o alimento preferido dos escorpiões.
É necessário ainda manter o lixo em sacos plásticos sempre dentro de latas fechadas, acabar com buracos e frestas em paredes, janelas, portas, pisos e muros, colocar sacos de areia na soleira das portas e telas nas janelas e ralos, inspecionar panos de chão antes de usá-los e deixá-los sempre pendurados, examinar roupas e calçados antes de vesti-los.

SINTOMAS DA PICADA DO ESCORPIÃO
Os principais sintomas causados pela picada dos escorpiões são: dor e amortecimento leve no local da picada (leve), dor intensa, vômitos ocasionais, suor, agitação, taquicardia, hipertensão arterial (moderado) e nos casos mais graves causa vômitos intensos, pulso lento, falta de ar intensa e choque, podendo levar à morte.
Em caso de acidente por escorpião, o local da picada deve ser lavado com água e sabão, em seguida deve ser procurada assistência médica, além disso, o animal deve ser capturado com segurança e levado para que seja feita a identificação.


Você também pode querer ver estas notícias!

A paixão pelos carros antigos

Google permite acompanhar crescimento de Goioerê

Seguro-desemprego terá pagamento escalonado em janeiro

Mega-Sena: ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 28 mi