Fechar Propaganda

Contran vai tirar veículos velhos e sem licenciamento das ruas

Contran cria conceito de 'frota desativada' para dar baixa no registro de veículos com mais de 25 anos de fabricação e 10 anos sem licenciamento.

Atualizado em 03/04/2017 23:43:38

Agora é regra: O Contran – Conselho Nacional de Trânsito publicou uma resolução que determina que todos os veículos sem licenciamento há mais de 10 anos, e que tenham sido fabricados há mais de 25 anos, terão baixa automática no registro nacional de veículos.
A baixa do registro de veículos ocorre somente em casos de veículos irrecuperáveis, desmontados, com perda total ou vendidos como sucata. A partir da resolução do Contran a situação muda radicalmente.
A resolução vai permitir ao Contran manter atualizado o registro nacional de veículos. Atualmente a quantidade de veículos velhos e não licenciados é muito grande, o que inclui desde veículos fora das ruas, até carros que ainda circulam.
Agora, pela nova resolução estes veículos serão enquadrados como “frota desativada”, o que significa que, após isso, não será mais possível regularizar a situação. Se após a baixa no registro nacional o veículo for flagrado em circulação, o motorista pagará multa de R$ 293,47, além de ter o veículo apreendido e mais 7 pontos na CNH (infração gravíssima).
Os Detrans notificarão os proprietários 60 dias antes de acabar o prazo de 5 anos de inclusão do veículo no cadastro de “frota desativada”. Os proprietários terão prazo de 60 dias para regularizar o veículo e quitar as dívidas. Vencido esse prazo, e caso o proprietário não regularize a situação, haverá outra notificação na imprensa oficial ou em jornal de grande circulação.
COMO FAZER A BAIXA DO VEÍCULO
Para fazer a baixa de um veículo, o proprietário deve fazer uma requisição no Detran local, munido de documento pessoal, CPF, comprovante de endereço, certificado de registro (CRV), licenciamento original e em dia, recorte com numeração do chassi e placas.
Para fazer a baixa, é preciso quitar débitos pendentes como IPVA e multas. No entanto, caso o proprietário não esteja mais com o veículo, nem com os documentos, a nova resolução permite que a baixa seja feita sem estes documentos mediante a um termo de responsabilidade civil e criminal com firma reconhecida - os débitos ainda precisam ser pagos.


Você também pode querer ver estas notícias!

Goioerê disputa com Toledo direito de sediar Copa Bom de Bola

Goioerense vence etapa do Tênis de Mesa em Goioerê

Desfalcado e com falhas do goleiro, Goioerê só empata na estreia do ‘Amador’

Antes da estreia no ‘Amador’, Goioerê disputa semifinal da Copa Assis