Fechar Propaganda

Handebol: um esporte de tantas glórias

Nós últimos anos foram mais de 60 títulos, entre campeão e vice, em competição em nível de estado. E mesmo com todas as conquistas, a modalidade está com dificuldade para continuar.

Atualizado em 05/02/2017 14:16:04

É inquestionável, a história vitoriosa do handebol goioerense e os números comprovam isso. Nos últimos anos, a modalidade sempre marcou presença, entre as 4 melhores do Paraná, além de boas participações competições nacionais.
De acordo com levantamento de representantes da modalidade, nas últimas três décadas, o handebol trouxe para Goioerê. 63 títulos em nível de Estado, de campeão ou vice-campeão, distribuídos nas mais diversas categorias masculina e feminino.
Os números do handebol também são extraordinários quando se se trata de formação de grandes atletas através das categorias de base. Nos últimos anos foram cedidos mais de 60 atletas para servir a seleção paranaense em diversas a categorias.
Deste total, mais de 20 atletas chegaram ao título de campeões brasileiros, defendendo o Estado. 11 atletas de Goioerê se profissionalizaram e atuaram em grandes equipes do Brasil, garantindo convocação para seleção brasileira, para importantes disputas internacionais.

HISTÓRIA DO HANDEBOL
Apesar do passado de glórias, o handebol em Goioerê passa por um momento de reformulação na esperança de voltar ao cenário estadual. A reportagem do Manancial News esteve reunida com dois importantes nomes da modalidade, Erivalto Oliveira – Professor Negão e Ednaldo Rodrigues que contaram detalhes sobre a modalidade que já tem 38 anos história em Goioerê.
Para iniciar os relatos, Erivalto volta ao final dos anos 70, quando iniciou o projeto para fortalecer as modalidades esportivas em Goioerê. “Nesta época foi trazido para nossa cidade, grandes profissionais para trabalhar com as categorias de bases”, contou ele.
Ele conta que a ascensão do handebol foi repentina, e já nos primeiros anos, Goioerê começou a dominar os Jogos Abertos Regionais que era realizando na época. “Nosso primeiro grande destaque foi em 81, quando fomos campeões paranaenses adultos, jogando em casa, numa grande festa para inauguração do Ginásio de Esportes 10 de Agosto”, relembra com emoção.
Com as conquistas, o handebol passou a ser o carro-chefe para alavancar as demais modalidades. Segundo Negão, o bom trabalho realizado em Goioerê com as categorias de base passou a notado e reconhecido não apenas no Paraná, mas também no Brasil. “Goioerê foi uma importante escola para ajudar a difundir a modalidade”, afirmou.
Erivalto faz questão de destacar grandes profissionais que fizeram parte desta história como professores Hernani e Médice, ‘Nelsinho Capacete’, Jair Graço, Jorge Valença, Amarido Fuzeto, Adalberto dos Santos - ‘Tuco’, Alice Kubota, José Rubens – ‘Tum’ e professora Verinha Aleixo que foi um baluarte no feminino.

SUCESSO NÃO VEIO POR ACASO
De acordo o professor Erivaldo, que trabalha do com o handebol, desde que chegou a Goioerê desde 1979, o sucesso da modalidade não veio por acaso. “Às vezes, somos julgados como uma modalidade mais favorecida, o que é um grande engano, pois para chegar aonde chegamos, foi necessário muito trabalho, seja dentro de quadra e principalmente fora, para buscar patrocínios e doações para garantir a participação de nossas equipes nas mais diversas competições”, explicou ele.
“Da mesma forma que o handebol tem dezenas de títulos, também temos inúmeros ‘livros ouros’ com registro das doações que recebemos”, brinca ele, acrescentando que a cada competição sempre foi necessário à colaboração de muita gente, principalmente do Poder Público.
Além da mobilização para garantir a participação nas competições, o handebol sempre priorizou a qualidade dos treinamentos. “Estamos sempre de olhos nas mudanças e em busca de qualificação técnica com grandes escolas do handebol mundial”, conta Negão, revelando que já contabiliza em seu curriculum mais 1200 horas de capacitação com grandes treinadores internacionais.
Ele também destaca que a continuidade do trabalho foi essencial para o handebol manter-se no topo das principais competições. Além disso, Negão frisa que para atrair grandes talentos é preciso ter referencial, e no handebol sempre teve muitos destaques. “A criança quando começa na base, precisa se espelhar em alguém, e sempre tivemos atletas de alto nível nas mais diversas categorias”, frisou.

GRANDES ATLETAS E BONS CIDADÃOS
Ednaldo Rodrigues pode ser considerado um dos melhores exemplos de sucesso das categorias de base do handebol de Goioerê. Ele conta que começou a treinar com 11 anos e o handebol mudou sua vida. “Acredito que sem o esporte não seria o profissional que sou hoje”, disse frisando que o esporte lhe proporcionou muitas oportunidades.
Ele conta que o handebol lhe direcionou para ser um profissional da área esportiva, primeiramente com atleta, professor e educador físico. “Como jogador profissional, seja no clube ou seleção tive a oportunidade e conhecer o Brasil e diversos outros países”, citou.
Segundo Ednaldo, a história do handebol goioerense além de formar grandes talentos esportivos também preparou muitos cidadãos para o futuro. “É gratificante ver que a maioria dos amigos de time da época, está bem encaminhados, com uma formação se destacando nas mais diversas áreas”, ressaltou.

O FUTURO DO HANDEBOL
Para garantir que o handebol continue brilhando no futuro, está sendo organizando um movimento para colocar a equipe principal novamente nas grandes competições representando Goioerê. “Apesar de estarmos atualmente foram do circuito das grandes competições temos uma base local para montarmos um time altamente competitivo, com condições de brigar por títulos”, frisa o Professor Negão.
Ele confidencia que apesar de todas as dificuldades a paixão pelo handebol ainda é maior entre o grupo de atletas. “Se tivermos um apoio, temos condições de montar um time competitivo para recolocar nossa cidade nos lugares mais alto do pódio”, citou afirmando que nós últimos anos muitos atletas da cidade, foram obrigados a deixar a cidade para defender outras grandes equipes do Paraná.

PRINCIPAIS CONQUISTAS DOS ÚLTIMOS ANOS
2005
Vice-campeão - Jogos Abertos do Paraná
Vice-campeão – Campeonato Paranaense de Handebol

2006
Campeão – Sulbrasileiro de Handebol
Terceiro – Campeonato Brasileiro de Clubes
Terceiro – Campeoanto Paranaense de Handebol

2009
Campeão – Jogos Aberto do Paraná – Série A

2010
Campeão – Campeonato Paranaense de Handebol
Vice – campeão – Jogos Abertos do Paraná

2011
Campeão – Paranaense sub-10
Terceiro - paranaense sub-12

2013
Vice-campeão – Campeonato Paranaense de Handebol
Vice-campeão – Paranaense sub-12
Terceiro – Jogos Abertos do Paraná – Serie A

Veja as Imagens da Notícia

Handebol: um esporte de tantas glórias


Você também pode querer ver estas notícias!

FARMÁCIA 24 HORAS

Inscrições abertas para casamento coletivo civil em Goioerê

“Vamos trabalhar unidos em prol dos 25 municípios da Comcam”

Vacina contra o HPV ainda tem pouca procura nas Unidades de Saúde