Fechar Propaganda

Vacina contra o HPV ainda tem pouca procura nas Unidades de Saúde

A procura por vacinas contra o HPV, o papiloma vírus humano, continua baixa no Paraná. A campanha atualmente abrange meninas de 9 a 14 anos e meninos de 12 e 13 anos, além de jovens de 9 a 26 anos que vivem com HIV/Aids.

Atualizado em 03/02/2017 22:08:55

A ampliação da campanha para o sexo masculino, em 2017, tem o objetivo de reduzir a circulação do vírus e proteger contra os cânceres de garganta, pênis e ânus.

“Com a vacina, as chances de reduzir o número de casos de doenças causadas pelo HPV nas futuras gerações são grandes. Para isso, precisamos de maior adesão à campanha e garantir que a meta de vacinar pelo menos 80% do público-alvo seja cumprida”, destaca a chefe do Centro estadual de Epidemiologia, Júlia Cordellini.

Em meninas, a vacina protege contra o câncer de colo de útero, que atualmente é o terceiro mais frequente e a quarta causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Em 2015, o Paraná registrou 333 mortes pela doença. A vacina é gratuita e está disponível em todas as Unidades de Saúde dos 399 municípios do Estado.

PROTEÇÃO
Para garantir a imunização completa são necessárias duas doses da vacina com intervalo de seis meses entre as aplicações. “Com as duas doses, a vacina tem uma eficácia de 98%. Então, é importante não se esquecer de retornar às Unidades de Saúde após seis meses para receber a segunda dose e garantir essa proteção”, orienta Júlia.

Em 2016, apenas 47% das meninas se vacinaram do Paraná. E dessas, somente 19% retornaram para a segunda dose. No total, 82.037 pessoas do sexo feminino faziam parte do público-alvo. Na vacinação para portadores de HIV/Aids, o esquema vacinal inclui três doses.

A chefe da Epidemiologia ressalta que a vacina é reconhecida internacionalmente. “A vacina estimula a produção de anticorpos específicos para os quatro tipos do HPV que circulam no Brasil. Ela é segura e eficaz. Nas aplicações só registramos efeitos colaterais leves e breves, como dor no local da injeção e dor de cabeça. Isso demonstra que não há razão para se preocupar”, reforça.


Você também pode querer ver estas notícias!

FARMÁCIA 24 HORAS

Você pode ter direito de sacar seu FGTS; tire suas dúvidas

“Saúde será prioridade”, afirmou Pedro Coelho durante reunião na Santa Casa

Orientações para reeducação alimentar e combate a obesidade