Fechar Propaganda

PADRE LUIZ: um grande líder

O padre Luigi Depaoli, ou simplesmente padre Luiz como era popularmente conhecido pela população, deixou um grande legado de trabalha e realizações. Confira um pouco da trajetória deste grande líder.

Atualizado em 06/05/2017 13:57:45

Luigi Depaoli, nasceu em 1º de Julho de 1914 na cidade de Trento na Itália, filho de Faustino Depaoli e Celestina Defront, foi ordenado Sacerdote em 25 de março de 1939 na mesma cidade onde nasceu. Foi missionário na China de 1942 a 1952. Veio para o Brasil em 1953, trabalhando inicialmente na cidade de São José do Rio Pardo-SP. No Paraná trabalhou na cidade de Santo Inácio e foi vigário da paróquia de Colorado.
Ele chegou em Goioerê em 1961, tomou posse da Paróquia Nossa Senhora das Candeias no dia 28 de Janeiro de 1962, onde permaneceu até 1º de julho de 1977 quando foi para a Paróquia de Quarto Centenário, onde foi pároco até seu falecimento, vítima de acidente automobilístico, em 2 de abril de 1985.
No período em que foi vigário na Paróquia Nossa Senhora das Candeias, Padre Luiz realizou muitas obras, mostrando ser um verdadeiro líder comunitário. No mesmo ano que chegou em Goioerê, recebeu de Francisco Scarpari a incumbência de concluir as obras da Santa Casa Maria Antonieta, cujas dependências na época eram reduzidas. Em 1963, fundou a APMI (Associação de Proteção à Maternidade e a Infância). Em 1964 fundou a escola Nossa Senhora das Candeias (já extinta), trazendo para Goioerê as irmãs Vicentinas.
Em virtude de suas obras sociais, com apenas dois anos de permanência no município, o padre Luiz recebeu em 1964, o título de Cidadão Honorário de Goioerê, outorgado pela Câmara de Vereadores. O padre Luiz juntamente com Euzébio Ghiotto funda a APAE, vindo a ser o primeiro presidente. Em 1967 reorganizou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Goioerê, oferecendo meios para seu funcionamento, no mesmo ano adquiriu a Rádio Goioerê com apoio da comunidade. Foi idealizador e um dos fundadores do jornal Folha do Vale do Piquiri (já extinto).
Na década de 70 foi um grande incentivador e um dos fundadores da Coagel, foi idealizador do projeto e da construção da Igreja Matriz. Construiu a Casa Paroquial, o recanto dos amigos e o prédio do Cine Teatro Goioerê.
Em 1977, editou o livro “Missão na China”, onde conta sua vida de missionário durante 10 anos na China Comunista. O Padre Luiz sempre considerou como sua grande obra em Goioerê a construção da Aldeia SOS, que foi inaugurada em 2 de abril de 1978 e foi seu primeiro presidente, em vida fez o testamento de doação da Rádio Goioerê para a Aldeia SOS e é por essas tantas obras e serviços prestados a nossa comunidade que padre Luigi deve ser lembrando e fica aqui o nosso registro para que sua memória e seu legado não se percam no tempo.

JUNIOR CORREIA PAZ

Veja as Imagens da Notícia

PADRE LUIZ: um grande líder


Você também pode querer ver estas notícias!

Capitão da esquadrilha da fumaça faz reconhecimento aéreo em Goioerê

Volta do bolo gigante para comemorar aniversário de Goioerê

Atividades vão combater abuso e exploração sexual contra menores

Últimos dias de inscrições para o Vestibular de Inverno