Fechar Propaganda

Acão do NASF promoveu encontro entre pai e filha depois de 31 anos

Emoção e alegria, esse foi o resultado do encontro entre a família nesta quarta-feira. “Para nós ele já estava morto”, declarou a filha. Ela também revelou que faz duas noites que não dorme, tamanha a felicidade depois da notícia.

Atualizado em 08/02/2017 17:07:20

A história pode ser facilmente confundida um roteiro de cinematográfico, mas aconteceu na Santa Casa de Goioerê. Tudo começou com uma visita de domiciliar realizada pelo NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, ao idoso Adão Salustiano Pinto, 73 anos, que residia na zona Rural da cidade.
O ancião foi encontrado bastante debilitado e devido a idade já avançada tinha dificuldade de buscar ajuda. Durante a visita foi descoberto que o idoso o havia sofrido um AVC e estava internado no Hospital Santa Casa.
A equipe foi ao hospital e descobriu o ‘seo’ Adão não tinha família para exercer os cuidados e acompanha-lo, porém, depois do AVC ele ficou com algumas com sequelas, não tendo condições de se alimentar sozinho ou de exercer seus cuidados pessoais básicos.

LOCALIZAÇÃO DA FAMÍLIA
Diante desta situação a assistente social do NASF, Juliete Guerra, iniciou diversas buscas para tentar localizar alguém da família para cuidar do idoso, caso contrário ele teria de ser encaminhado para um asilo.
As informações iniciais davam conta que o idoso residia em Goioerê há cerca de 40 anos e não possui familiares. “Os vizinhos afirmavam que nunca souberam de nenhum parente e que seria impossível localizar alguém da família do idoso”, informou a assistente social.
No entanto, a equipe do NASF com o Apoio da Secretaria Municipal de Saúde não poupou esforços para garantir dignidade ao paciente. Juliete conta que no dia seguinte ao internamento foi ao hospital e iniciou uma investigação para discutir a história de ‘seo’ Adão. “De posse de certidão de casamento do idoso, obtivemos as primeiras informações, e maior dificuldade foi falar com ele, que estava com a fala bastante comprometida devido ao AVC”, informou.
“Para nossa sorte o idoso se casou em Goioerê e teve três filhas, registradas no nosso Município”, citou acrescentado que com a melhora da saúde, o idoso conseguiu citar alguns nomes que conseguimos localizar através do cadastro do Sistema Único de Saúde”. “Mas para nossa decepção, os telefones não estavam corretos, mas não desistimos acionamos equipes de assistentes sociais/CREAS de outras cidades, mais especificamente do interior de SP, onde tivemos informações de familiares residindo, fizemos ligações e enviamos e-mails”, relatou.
“O nosso desespero aumentava com o passa dos dias, pois o idoso já estava prestes a receber alta e não teria para onde ir”, citou Juliete. “No dia seguinte, novamente no hospital, Adão citou mais um nome, de um irmão, fizemos a busca e localizamos, porém, esse irmão havia falecido em 2014”, relatou.
Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, a equipe do NASF foi surpreendida com uma ligação que emocionou a todos. A família havia sido localizada na cidade de Carapicuíba no estado de São Paulo. “Encontramos toda a família três filhas, esposa e netos”, afirmou Juliete visivelmente emocionada, assim toda equipe.

A EMOÇÃO DO ENCONTRO
Depois do primeiro contato com a família o encontro foi marcado para essa quarta-feira, dia 8. E num clima de muita ansiedade por parte da equipe do NASF, a filha Sueli Oliveira Pinto acompanhada de dois netos chegou ao hospital Santa Casa depois de 10 horas de viagem e de imediato já foram visitar o idoso.
Sem conseguir segurar as lágrimas, Sueli a não cansava de agradecer a Deus pela oportunidade de rever o pai, depois e 31 anos de desaparecido. “Desde que recebi a notícia, há dois dias, não consigo dormir imaginando o momento de rever meu pai”, relatou.
Ela também revelou que a emoção tomou conta da sua mãe que não conseguia parar de chorar. “Foi uma grande alegria para todos nós, inclusive minhas irmãs Nadir e Rosane que não tiveram oportunidade vir, mas estão todas ansiosas pelo seu regresso”, destacou.

COMO FOI A SEPARAÇÃO
Devido um problema muito sério envolvendo a família, o ‘seo’ Adão desenvolveu uma esquizofrenia e frequentemente ele abandonava a casa, mas sempre voltava. E certo dia, ele sumiu e nunca mais voltou.
“Foi um grande desespero e por mais de 10 anos procuramos muito por ele. Mas depois tivemos uma informação que ele havia sido picado por uma cobra e que havia morrido”, contou relatando que depois disso, passamos a conviver com essa certeza de sua morte. “Meu pai está declarado judicialmente como morto”, contou.

O QUE ESPERA DO FUTURO
Muito feliz, ela responde que agora espera só curti bons momentos ao lado do pai e recuperar o tempo perdido. “Vamos levar ele embora, reunir toda a família e fazer uma festa”, citou. Acariciando a cabeça do pai, Seuli declara ao pai, que eles jamais vão se separar novamente.
‘Seo’ Adão recebeu alta médica nesta quarta e deverá seguir com a família para Carapicuíba nesta quinta-feira.

EMOÇÃO DA EQUIPE DO NASF
Todos os momentos do encontro foram acompanhados pela equipe do NASF. E a emoção tomou conta de todos. “Foram dias difíceis, mas graças a Deus tivemos um final feliz e o ‘seo’ Adão agora terá um lar mais digno e uma família”, concluiu Juliete Guerra.

Veja as Imagens da Notícia

Acão do NASF promoveu encontro entre pai e filha depois de 31 anos


Você também pode querer ver estas notícias!

Engenharia de Produção da UEM em Goioerê foi reconhecido

Krachinski se reúne com Sérgio Souza em busca de recursos para Centenário

Saúde atente a noite para entregar requisição para fisioterapia

Goiotudo: um importante canal de informação e negócio