Fechar Propaganda

Vigilância Sanitária alerta sobre o perigo dos escorpiões; já foram 7 acidentes nos últimos meses

Desde janeiro já foram 54 reclamações que encontraram escorpiões e 7 acidentes. O aparecimento de escorpiões bem como a ocorrência de picadas tem ocorrido em todas as áreas do município.

Atualizado em 04/08/2022 09:50:08

O setor de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde está alertando a população para o crescente aparecimento de escorpiões.
Desde janeiro já foram 54 reclamações que encontraram escorpiões e 7 acidentes. O aparecimento de escorpiões bem como a ocorrência de picadas tem ocorrido em todas as áreas do município.
De acordo com Ana Flavia, diretora da Vigilância Sanitária, condições climáticas adversas como períodos chuvosos ou temperaturas elevadas podem contribuir para que o animal procure outro abrigo facilitando assim sua visualização.
Os escorpiões possuem facilidade em se adaptar a qualquer ambiente já que são transportados de um local para outro, por meios como materiais de construção, blocos telhas, madeiras, entre outros. O animal costuma procurar abrigos em locais escuros e úmidos, como caixa de gordura e fossa.
Segundo os agentes, tem sido registrado a presença de escorpião nos seguintes bairros Jardim Canadá, Cidade Alta, Jardim Lindóia, Colina Verde, Centro, Jardim América, Jardim Curitiba, Vila Candeias, Vila Guaíra e Santa Casa.
A orientação é que moradores que encontrem escorpiões devem vedar os ralos da casa, portas e janelas, dedetizar as casas para matar as baratas (principal fonte de alimento do escorpião), jogar água quente nos ralos, e se for possível passar querosene nos arredores do quintal, pois o cheiro afasta o escorpião.
Em caso de encontro de escorpião, notificar imediatamente a vigilância, que está a disposição pelo telefone 44 – 3522 6577 para a busca ativa.
A vigilância sanitária pede para tomar os devidos cuidados ao lidar com o animal, nunca tocando neles diretamente, pois eles se tornam agressivos quando ameaçados.
“Pedimos a população que evite manter entulhos, telhas, madeiras velhas ou qualquer material que possa servir de abrigo para o escorpião amarelo” – orientam os agentes.


Você também pode querer ver estas notícias!

Expogoio será aberta nesta quinta-feira com show de Regis Danese com entrada franca

Saúde realiza ação mostrando a importância da prevenção do câncer do colo do útero

Não é só impressão: o mundo está girando mais rápido, comprovam cientistas

Prefeitura vai inaugurar ‘Arena meu campinho’ no Jardim Cristo Rey