Fechar Propaganda

Paraná tem queda de 45% nas internações e começa a fechar leitos para Covid-19; resultado da vacina

Estado converteu 915 leitos exclusivos para a doença em vagas para atendimento eletivo e de urgências, entre 1º de julho e 1º de agosto. Sesa diz que população deve manter os cuidados.

Atualizado em 02/08/2021 13:32:04

O número de pessoas internadas com suspeita ou diagnóstico de Covid-19, no Paraná, caiu 45% em um mês, segundo um levantamento feito pelo G1 com base nos dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). No domingo, dia 1º, 2.505 pessoas estavam internadas por causa da doença.
No dia 1º de julho, o total de hospitalizações relacionadas ao novo coronavírus era de 4.546, sendo 2.177 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 2.369 em leitos clínicos.
Já no balanço do primeiro dia de agosto, a secretaria aponta 1.329 pacientes na UTI e 1.176 na enfermaria. Os dados levam em conta os leitos da rede pública e privada de saúde.
Apesar dos números positivos, a secretaria diz que a população precisa manter os cuidados, como o uso de máscara e distanciamento.
Nos últimos 30 dias, o estado fechou 915 leitos para tratamento da doença na rede pública, sendo 179 de UTI. Essas vagas foram redirecionadas para pacientes que precisam de outros atendimentos hospitalares, segundo a Sesa.
O diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak, diz que a redução é resultado da vacinação. Apesar disso, o número de internados ainda é semelhante aos dados de fevereiro, quando o estado aplicou medidas mais restritivas.
Em relação às vagas exclusivas para a Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS), a taxa de ocupação das UTIs para tratamento de adultos passou de 92%, no começo de julho, para 57%, em agosto.
A taxa de 57% é igual a de 1º de novembro de 2020. No entanto, à época, o estado tinha praticamente metade das vagas e pacientes internados do que o registrado atualmente.

VACINAÇÃO E CUIDADOS
De acordo com o diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak, a vacinação é responsável pela diminuição dos internamentos por Covid-19, no Paraná.
Segundo o diretor, os pacientes vacinados que se contaminam com o coronavírus estão tendo quadros leves da doença. Quando precisam de atendimento hospitalar, os imunizados também ficam menos tempo internados.
Apesar do momento favorável da pandemia, com números em queda, Filipak orienta para que as pessoas mantenham os cuidados para evitar o contágio.
"A Covid não acabou. Ela vai continuar na nossa comunidade durante muito tempo, ainda. Não temos poucos pacientes internados. Temos uma redução diária, mas é obrigatório que continuemos utilizando as medidas de proteção", afirmou.
O diretor disse ainda que o Paraná começou a fazer o direcionamento de leitos de Covid-19 para a rede regular do SUS ainda em julho. A expectativa é que o processo continue até o fim do ano.
"Esse é o momento em que, atingidas as condições de segurança e de que haja uma reserva estratégica, nós podemos começar a converter os leitos que estavam dedicados para Covid para atendimento regular das urgências e eletivo", frisou
Filipak disse que o estado manterá a reserva para a reativação de leitos caso haja uma nova onda de contaminação, que resulte no aumento da demanda hospitalar.

(Com informações G1.parana)


Você também pode querer ver estas notícias!

Segunda-feira tem vacinação para pessoas de 33 e 32 anos; confira os horários

Veja quanto vale em dinheiro a conquista de cada medalha olímpica

Mais uma morte por Covid; morreu neste domingo ‘Dicão do Jet Chicken’

Atenção motoristas; semáforos da avenida Santos Dumont estão funcionando