Fechar Propaganda

Bolsonaro admite voltar o horário de verão; qual sua opinião?

O horário de verão poderia servir para atenuar esses aumentos de consumo em regiões como o Nordeste, que têm sol mais tempo do dia. Com luz natural em horários nos quais as pessoas já estão em casa, consome-se menos luz elétrica.

Atualizado em 02/08/2021 13:42:55

O presidente Jair Bolsonaro admitiu nesta segunda-feira, dia 2, que o horário de verão pode voltar a vigorar no país, desde que essa seja a vontade da população. Ele sugeriu enquetes em rádios para saber o que os brasileiros pensam dessa medida.
Em entrevista à Rádio ABC, de Novo Hamburgo (RS), nesta segunda, ele foi questionado como via os pedidos de setores da economia que sugerem a medida de adiantar em uma hora os relógios do país durante primavera e verão com o objetivo de conter os gastos de energia em regiões que têm mais luz solar.
O país enfrenta uma dura crise hídrica em 2021, que encarece os preços da energia.
O horário de verão poderia servir para atenuar esses aumentos de consumo em regiões como o Nordeste, que têm sol mais tempo do dia. Com luz natural em horários nos quais as pessoas já estão em casa, consome-se menos luz elétrica.
O horário de verão acabou no país em abril de 2019 com um decreto de Bolsonaro.
"Lá atrás alguns parlamentares me procuraram para pôr um fim no horário de verão. Eu também queria, confesso. Então pedi um estudo para o ministro Bento Albuquerque [Minas Energia] e chegamos à conclusão de que não economizava energia como se falava. E a maioria da população era favorável ao término. Se mudarem de posição, eu sigo o que quiserem, sou um democrata", argumentou.
Bolsonaro afirmou que o governo entende que para determinados setores o faturamento melhora com o aumento da luminosidade em algumas regiões e a extensão do período de consumo. "Sabemos que as pessoas ficam mais tempo no comércio, e nós do governo pesamos isso, mas no momento não vejo clima para essa mudança. Mas se o povo quiser, eu faço isso aqui."
Ele sugeriu à rádio que o entrevistava que fizesse uma enquete com seus ouvintes sobre o assunto e comentou que repetirá o pedido a uma outra emissora que costuma escutar.
(Com informações Noticias.r7.com)


Você também pode querer ver estas notícias!

Paraná tem queda de 45% nas internações e começa a fechar leitos para Covid-19; resultado da vacina

Segunda-feira tem vacinação para pessoas de 33 e 32 anos; confira os horários

Veja quanto vale em dinheiro a conquista de cada medalha olímpica

Mais uma morte por Covid; morreu neste domingo ‘Dicão do Jet Chicken’