Fechar Propaganda

Governo do Paraná quer vacinar toda a população adulta contra covid até o fim de outubro

"O Ministério da Saúde coloca meta para dezembro para a primeira dose. Estamos colocando como meta final de outubro, sendo bastante econômico para não criar falsas expectativas e incentivando que todos tomem a vacina", afirmou o secretário Beto Preto.

Atualizado em 09/06/2021 21:07:49

Durante a prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre da Secretaria de Saúde na Assembleia Legislativa do Paraná, o secretário da Saúde, Beto Preto, disse que a intenção do governo do Estado é vacinar a toda a população do Paraná com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até o final do mês de outubro.
“Agora, mais do que nunca, temos que baixar a idade de imunização da população geral. O Ministério da Saúde coloca meta para dezembro para a primeira dose. Estamos colocando como meta final de outubro, sendo bastante econômico para não criar falsas expectativas e incentivando que todos tomem a vacina. Muitos que tomaram a primeira dose não voltaram para tomar a segunda dose e isso é preocupante”, alertou.
Preto anunciou o número consolidado até o dia 1º de junho de 2,36 milhões de paranaenses que receberem a primeira dose de vacina e 1,145 que receberam a segunda dose, com 3,505 milhões de doses aplicadas e 5,257 milhões de doses recebidas pelo estado através do Plano Nacional de Imunizações (PNI).
De acordo com o diretor da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Nestor Werner Junior, os números atuais demonstram que os índices sofreram alterações desde a metade de março, o que seria impacto da vacinação. “A média de mortes vem caindo, aparentemente uma motivação por conta da vacina. Mesmo tendo um número de casos com movimentação igual. Não acompanha mais o número de casos”, relatou.
Ele afirmou ainda que o estado é recordista em testagem. “2,7 milhões de exames PCR realizados pela rede pública foram liberados pela Secretaria de Estado da Saúde. Nossos dados, tanto em relação a pacientes confirmados, descartados, reparados, e número de óbitos é muito confiável. Testamos todos os casos suspeitos”.
De acordo com o secretário Beto Preto, a estrutura paranaense é satisfatória. “Os cinco mil leitos que montamos no estado equivalem a 50 hospitais de campanha de lona, com 100 leitos cada um deles. São 40 leitos de UTI e 60 de enfermaria em cada hospital, o que demonstra o respeito do governo com todas as regionais de saúde do estado”, disse
O secretário afirmou que o Estado deverá receber nos próximos dias 150 mil doses da vacina da Janssen contra a Covid-19. O imunizante de dose única, segundo o secretário, deverá ser aplicado em grupos prioritários, como caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo. “Devem chegar nessa semana ainda essas doses. O Ministério da Saúde dá a data de 27 de junho para última data de sua utilização. Nossa proposta pactuada com os municípios é para aplicação nos caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviários e do transporte coletivo nos municípios” disse não destacando quais cidades deverão receber as doses. “É um grande esforço para vacinar todos. São 3 milhões de doses da Janssen que vêm para o Brasil. O Paraná sempre tem direito a 5%. Teremos em torno de 150 mil doses no Paraná”, completou.
O Ministério da Saúde divulgou no dia 4 a antecipação do recebimento de 3 milhões de doses da vacina da Janssen, parte das 38 milhões adquiridas. Nessa segunda-feira (08), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou que o prazo de validade desse imunizante é 27 de junho, o que demandará uma logística acertada por parte do Ministério da Saúde para o envio aos estados que deverão repassar aos municípios, que terão em torno de 10 a 14 dias, para aplicação na população.


Você também pode querer ver estas notícias!

Multa de trânsito pode ser paga com desconto de 40%; saiba como?

Deputados aprovam projeto que pode reduzir até 20% do preço do gás de cozinha

Começou a campanha de vacinação contra a gripe; veja quem deve ser vacinado

Número de casos Covid-19 volta a crescer; cuidados devem ser mantidos

Fechar (X)