Fechar Propaganda

Uso de luvas para aplicar vacina contra a Covid-19 não é obrigatório

Ministério da Saúde orienta o equipamento apenas em casos de potencial contato com lesões ou secreções; mãos devem ser higienizadas entre cada aplicação

Atualizado em 21/01/2021 17:11:33

Apesar da ausência de luvas nas mãos dos vacinadores ter chamado a atenção durante os primeiros dias de imunização contra a Covid-19 no o uso delas não é obrigatório.
A Secretaria Municipal de Saúde de Goioerê emitiu uma nota de esclarecimento informando que de acordo com orientação do Conselho Federal de Enfermagem em nota emitida em 19/01/2021, não se faz necessário o uso de luvas na aplicação de vacinas, salvo em casos em que o vacinador apresentar algum tipo de lesão nas mãos.
A nota da Secretaria de Saúde também esclarece que em relação ao uso de álcool 70% para limpeza da pele antes da vacinação, o manual de normas e procedimentos para vacinação do Ministério da Saúde afirma não ser necessário, devendo ser utilizado apenas um algodão seco.
Diferentemente das luvas, há outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que têm o uso recomendado. As máscaras, por exemplo, são obrigatórias tanto para os profissionais de saúde, quanto para quem vai receber a vacina, com raras exceções vinculadas a pessoas com deficiência ou com idade avançada e saúde debilitada.


Você também pode querer ver estas notícias!

Vereadores aprovam cessão de prédio para o projeto Viva a Vila por 5 anos

Celepar inicia projeto de implantação digital para modernizar gestão pública em Goioerê

Betinho Lima discutiu construção de casas com Namir Piacentini

Em 2020 Procon de Goioerê atendeu mais de 1.300 reclamações