Fechar Propaganda

Dia de luta das pessoas com deficiência; o que temos para comemorar?

Para a cadeirante e muletante, Antonia Rodrigues dos Santos Alves essa data é um momento importante para a sociedade refletir sobre os direitos dos portadores de dificiência física. Para ela, em Goioerê a maior dificuldade é a falta da acessibilidade.

Atualizado em 21/09/2020 11:20:41

21 de setembro comemora-se o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A iniciativa tem como objetivo gerar visibilidade sobre a causa da pessoa necessidade física e promover ações em prol das pessoas com deficiência.
Além da luta pela inclusão essa data tem como objetivo de chamar a atenção da população e de empresas sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência. E apesar da importância e da obrigatoriedade legal, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal ainda é pequena, cerca de 1% dessa população.
Para a cadeirante e muletante, Antonia Rodrigues dos Santos Alves essa data é um momento importante para a sociedade refletir sobre os direitos dos portadores de dificiência física. Para ela, em Goioerê a maior dificuldade é a falta da acessibilidade. “Não temos como andar nas calçadas e muito menos entrar em alguns locais públicos ou comerciais”, denuncia.
Antonia ressalta que os governantes e sociedade em geral precisa se conscientizar que a pessoa com deficiência possui as mesmas necessidades que qualquer outra pessoa. “Também precisamos ir no banco, na igreja, no mercado, numa praça pública ou outros lugares”, explica.
Muito bem humorada e de bem com a vida, Antonia conta que a deficiência pode até atrapalhá-la de levar uma vida normal, mais jamais a impedirá. “Os portadores de deficiência não podem ficar escondidos dentro de casa, precisa reivindicar os seus direitos e ocupar o seu espaço na sociedade”, aconselha ela, acrescentando que nenhuma deficiência pode ser maior que a vontade de viver a vida plenamente.


Você também pode querer ver estas notícias!

Carregado nos braços, Brito afirma: “Essa foi uma vitória do povo e da democracia”

Professores estaduais aprovam greve pelo não retorno às aulas em 2020

Diretório estadual pressiona MDB para lançar candidato próprio

Tribunal Eleitoral nega recurso a Paulo Novaes