Fechar Propaganda

ALERTA AOS PAIS – Menina morre após fazer ‘desafio da rasteira’ na escola

A brincadeira ‘desafio da rasteira’ viralizou na Internet e vem acontecendo principalmente nos colégios. Os pais das crianças e adolescentes também devem orientar seus filhos para que não façam ou participem deste tipo de gincana.

Atualizado em 13/02/2020 11:38:45

O ‘desafio da rasteira’ está se popularizando entre os jovens. Assim como outros desafios perigosos, este apresenta o risco de queda e possível lesão da eventual vítima. Trata-se de duas pessoas, que chamam uma vítima para saltar, e esta é covardemente derrubada.
Acontece que, ao cair, na posição em que acontece, a vítima fica totalmente propensa a bater sua cabeça no chão. Foi isso que aconteceu com Emanuela Medeiros, de 16 anos, que fatalmente morreu na Escola Municipal Antônio Fagundes, em Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Por mais que a morte da jovem tenha viralizado somente agora, o caso aconteceu em novembro do ano passado, com o mesmo ‘desafio da rasteira’. Na época, Emanuele foi chamada por amigos para a brincadeira, caiu e bateu cabeça.
Foi constatado um traumatismo craniano na jovem, que, logo depois do acidente, teria sido socorrida pela direção do colégio e levada ao Hospital Regional Tarcísio. O socorro imediato não foi o suficiente para salvar a vida da jovem, que morreu em seguida.
Na tarde desta quarta-feira, dia 12, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia divulgou um comunicado alertando os pais e educadores sobre a necessidade de reforçar a atenção com crianças e adolescentes, diante do desafio “quebra-crânio”, que se alastra pelo ambiente doméstico, escolar e é reproduzido nas redes sociais.
???????????
Segundo a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia a brincadeira provoca uma queda brutal, onde um dos participantes bate a cabeça diretamente no chão, antes que possa estender os braços para se defender. ??????????????
Esta queda pode provocar lesões irreversíveis ao crânio e encéfalo (Traumatismo Cranioencefálico – TCE), além de danos à coluna vertebral. Como resultado, a vítima pode ter seu desempenho cognitivo afetado, fraturar diversas vértebras, ter prejuízo aos movimentos do corpo e, em casos mais graves, ir a óbito”, alertou o comunicado sobre os riscos.
“O que parece ser uma brincadeira inofensiva, é gravíssimo e pode terminar em óbito. Os responsáveis pela ‘brincadeira’ de mau gosto podem responder penalmente por lesão corporal grave e até mesmo homicídio culposo”, afirma a nota.
??????????????


Você também pode querer ver estas notícias!

Homens invadem cemitério e ateiam fogo no defunto

Combate a dengue! Donos de terrenos sujos poderão ser multados

Cuidado, buraco no asfalto! Moradores cobram providências da Prefeitura

Vereadores cobram informações sobre o ICMS Ecológico que é arrecadado em Goioerê