Fechar Propaganda

Pesquisa Ibope mostra que 44% dos eleitores se dizem pessimistas com eleição de 2018

Levantamento encomendado pela CNI ouviu 2 mil pessoas em 127 municípios. Corrupção e falta de confiança nos candidatos são os principais motivos apontados entre os que se dizem pessimistas.

Atualizado em 13/03/2018 16:03:08

Pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta terça-feira, dia 13, aponta que 44% dos eleitores se disseram "pessimistas" com a eleição presidencial deste ano. 20% dos entrevistados afirmaram estar "otimistas" com o pleito e outros 22% disseram não estar nem otimistas nem pessimistas.
O levantamento ouviu 2 mil pessoas em 127 municípios entre os dias 7 e 10 de dezembro do ano passado. De acordo com o Ibope, a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O índice de confiança do levantamento é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Dentre aqueles que se disseram pessimistas com a eleição, 30% apontaram, de forma espontânea, a corrupção como principal motivo.
Outros 19% mencionaram a perda de confiança no governo e nos candidatos; 16% apontaram a falta de opções entre os pré-candidatos; e outros 11% citaram o fato de serem sempre os mesmos candidatos concorrendo, sem possibilidade de mudança ou de renovação.
Já entre os que se disseram otimistas, o principal motivo apontado foi a possibilidade de mudança e renovação (32%). Outros 19% citaram a esperança no voto ou na participação popular.

PROMESSAS DE CAMPANHA
A pesquisa também questionou os entrevistados sobre a opinião deles em relação à frase: "Eu acredito nas promessas de campanha dos candidatos".
Dentre os ouvidos, 75% discordaram totalmente ou em parte da frase. Outros 24% disseram concordar totalmente ou em parte com a frase. Apesar do percentual, 84% dos eleitores disseram concordar totalmente ou em parte com a necessidade de estudar as propostas para decidir em quem votar. Apenas 14% afirmaram não concordar com a necessidade.

PARTIDOS X CANDIDATOS
A pesquisa também revela que 72% dos entrevistados disseram que votam nos candidatos que gostam, independentemente do partido em que eles estejam. Apesar disso, 64% disse que considera importante o partido ao qual o candidato à Presidência está filiado.
Segundo o levantamento, o partido que apresenta maior percentual de apoiadores é o PT, que conta com a simpatia ou preferência de 19% dos entrevistados. Logo depois estão o PMDB (7%) e o PSDB (6%).
Por outro lado, 48% dos entrevistados disseram não possuir preferência ou simpatia por nenhum partido político.


Você também pode querer ver estas notícias!

Patrik quer a criação de ônibus para beneficiar moradores de comunidades rurais

Mitra Diocesana devolve terreno no Colina Verde para o Município

Mega operação policial na Vila Guaíra para combater o tráfico de drogas

Campeonato de Tênis do Goioerê Clube de Campo foi sucesso