Fechar Propaganda

Gelson supera paralisia e vira campeão de maratona

Saudável e vaidoso, Gelson Valin, 43 anos, teve que se reinventar após um acidente que o deixou na cadeira de rodas. Apesar das dificuldades não desistiu do esporte e se tornou um campeão.

Atualizado em 22/02/2018 10:44:19

Gelson Valin é um verdadeiro exemplo de superação. Depois de sofrer uma queda dentro de um poço com mais de 14 metros de profundidade ficou paraplégico, perdendo totalmente os movimentos das pernas.
Adepto do atletismo, especialmente das provas de velocidade, aos 25 anos depois do acidente viu seu sonho ser destruído. Apesar de todas as dificuldades, Gelson não desistiu da vida e depois de um ano e seis meses voltou as pistas para competir em cima de uma cadeira de rodas.
“Depois do acidente fiquei um longo período muito triste de decepcionado com o fato de depender de outras pessoas para desenvolver as coisas mais simples do dia a dia. Mas depois de um tempo percebi que as limitações não estavam nas minhas pernas, mas sim na minha cabeça”, contou Gelson.
Diante disso, o cadeirante decidiu se aventurar pelas corridas com sua cadeira de rodas. “Meu primeiro desafio foi 3 quilômetros e levei 38 minutos para fazer esse percurso”, citou ele, explicando que atualmente essa distância é percorrida por ele, em menos de 10 minutos.
A partir daí, Gelson Valin não parou mais e vem contabilizando vitórias e superando diversos obstáculos, chegando a participar de uma maratona de 100 quilômetros. Além das corridas, ele também é campeão nas modalidades de arremesso de peso e dardo no Parajaps.
O atleta tem representado a cidade de Goioerê há mais de um ano em importante competições pelo Paraná e outros estados.

CADEIRAS NOVA
Apesar do grande talento, o atleta afirma que a maior dificuldade para participar das competições é falta de recursos financeiro.
Ele cita que seu grande sonho é adquirir uma cadeira apropriada para competições de velocidade, que custa em torno de R$ 5 mil. “Estamos buscando parcerias para obter essa cadeira que vai ajudar a melhorar ainda mais os meus resultados nas competições”, destacou.
Além da ajuda de R$ 500,00 através do projeto Bolsa Atleta, fornecido pela Prefeitura, o atleta conta com o apoio da academia Oxigym, Mercado Compre Bem, Mauro Auto Peças, Goioseg Seguros e Panificadora Trigo de Ouro.

Veja as Imagens da Notícia

Gelson supera paralisia e vira campeão de maratona


Você também pode querer ver estas notícias!

Vida Verão acontece em março; inscrições estão abertas

Vice-prefeito de Goioerê estará entre as principais lideranças do PP para discutir gestão pública

Prefeitura executa limpeza em bueiros para evitar alagamentos

Estrada rural do Palmital recebeu diversas melhorias