Fechar Propaganda

Máscaras! O quê tentamos esconder ou disfarçar?

Carnaval! Festa das máscaras. Qual a intenção de fingir ser algo que não é? Que tipo de satisfação isso pode trazer? Alguns benefícios momentâneos, talvez...

Atualizado em 22/02/2017 14:11:37

Lendo a bíblia sempre se pode encontrar consolo? Nem sempre. Muitas vezes confronto, ensino, repreensão. Independente do que você tenha encontrado é o que você realmente precisava naquele momento.
Deparar-se com um texto como esse a seguir, por exemplo, não tem nada de consolador: "Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim". (Mateus 15.7-8). Palavra forte! Vamos refletir: Por que fazemos isso? Por que dizemos algo com nossa boca que não é o que diz nosso coração? O que isso muda? Traz-nos algum benefício?
Parecemos ou tentamos parecer perfeitos, porém tudo isso não passa de máscaras. E que época boa para falar sobre isso: Carnaval! Festa das máscaras. Festa em que as pessoas fazem tudo o que gostariam de fazer mas geralmente não fazem por “pudor”, festa em que alguns fazem o uso de máscaras outros não, pois simplesmente despem-se de todas as máscaras e enfim faz aquilo que sempre esteve no mais íntimo do coração.
Qual a intenção de fingir ser algo que não é? Que tipo de satisfação isso pode trazer? Alguns benefícios momentâneos, talvez... Usar máscaras faz já parte do cotidiano, e ai de quem atirar a primeira pedra. É algo que deveríamos analisar e nos policiar todos os dias, cuidar para que nosso rosto transpareça aquilo que realmente somos, para não cairmos na besteira de esquecermos o que realmente é a nossa essência e começarmos a achar que algum disfarce é nosso eu real.
Às vezes nos sentimos forçados a utilizar certas máscaras, para reduzir o complexo de inferioridade, para parecermos mais inteligentes que os outros, porque queremos ser de um jeito e somos de outro, temos medo da rejeição. Porém, tudo isso é uma grande utopia e não nos leva a lugar algum, aliás, talvez nos condicione a ficar sempre na mesma, sem evolução. Se não estamos satisfeitos com o que somos, devemos pedir a Deus que nos ajude a melhorar, dia após dia, não somos perfeitos, mas Aquele que é perfeito pode nos ajudar, não precisamos de camuflagens, precisamos é de renovação, precisamos de nova vida em Cristo.
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” Sl. 139: 23 e 24. Esse versículo tem que ser nossa oração diária, para que o Senhor possa nos proteger de nós mesmos, de algo que muitas vezes foge ao nosso controle. Sem máscaras e sem hipocrisia fica mais fácil agradar a Deus.

Eloiza N. Moreira


Você também pode querer ver estas notícias!

Depois do recape, moradores estão sendo beneficiados com calçadas

Motorista com carro de Goioerê morre em acidente próximo a Engenheiro Beltrão

“Leitão Maturado não será apenas uma festa gastronômica”

PM orienta comerciantes e cidadãos sobre o golpe das notas falsas