Fechar Propaganda

Atenção! Alguns itens que não podem ser exigidos na lista de material escolar

É importante conhecer os itens que a escola não pode exigir na lista de material escolar. Em caso de abusos, os pais devem procurar o Procon da sua cidade e registrar a reclamação junto à instituição.

Atualizado em 18/01/2017 23:34:25

Início de ano é a mesma coisa. Contas e mais contas. Além disso, ainda tem aquele momento onde muitos pais levam um susto ao receber a lista de materiais escolares para os seus filhos. Além da extensa lista de livros, muitas escolas continuam incluindo o papel higiênico, sabonete, papel toalha, creme dental e artigos de higiene pessoal.
É importante conhecer os itens que a escola não pode exigir na lista de material escolar. Em caso de abusos, os pais devem procurar o Procon da sua cidade e registrar a reclamação junto à instituição.
Muitos pais ficam constrangidos em reclamar da lista de materiais escolares dos filhos, mas eles devem pedir explicações e não concordar com alguns itens que considerarem abusivos por parte da instituição.
Segundo o Procon, a mensalidade das escolas já abrange os gastos com luz, materiais de escritório, telefone, professores, materiais administrativos, limpeza e conservação da escola, sendo assim não pode cobrar taxa extra dos pais dos alunos para execução desses serviço.
A compra de produtos na própria escola pode até ser oferecida como uma opção, mas não exigência. Outro abuso: a escola não pode determinar o local de compra, nem a marca dos produtos.

Alguns itens que não podem constar na lista de material escolar:

Material de higiene. Papel higiênico, sabonete, papel toalha e artigos de higiene pessoal.
Itens de limpeza. Esponja, detergente, álcool, desinfetante, água sanitária e outros produtos usados na limpeza dos banheiros e cozinha da escola não podem constar na lista.
Artigos utilizados na área administrativa. Folha de ofício, cartucho para impressora, clips, grampos para grampeador, CDs e DVDs e outros materiais de escritório são proibidos.
Material para a sala de aula. Apagador, pincel atômico, giz de quadro, fita adesiva, papel ofício colorido, balões de festa ou fitas decorativas também não podem ser exigidos pela escola. Quando forem desenvolvidas atividades específicas podem solicitar aos pais.


Você também pode querer ver estas notícias!

Chuva e calor aumenta o sinal de alerta contra a dengue

Vigilância Sanitária alerta para o perigo do escorpião amarelo

A paixão pelos carros antigos

Google permite acompanhar crescimento de Goioerê