Fechar Propaganda

A saga da família Kozan em Goioerê

Em 1948 Miguel Kozan recebeu o convite de um grande amigo da família Costin para vir conhecer o noroeste do Paraná, aqui chegando encontrou um panorama totalmente selvatico de pura mata nativa, onde onças, catetos, pacas, antas, veados e outros animais sil

Atualizado em 18/01/2017 23:38:35

O precursor da família Kozan adquiriu aqui 20 alqueires de terras entre as glebas 12 e 14 primeira parte da colônia Goioerê, na época tudo tinha que ser minuciosamente estudado, devido a grande dificuldade de locomoção, distância e precariedade do caminho. Com grande esforço abriu uma clareira para preparar o acampamento e construiu sua casa para abrigar a família que buscaria na cidade de mallet (Paraná).
Em 1951 com um caminhão Chevrolet 1948 de sua propriedade embarcou a mudança e veio com toda a sua família, ou seja, a esposa Ana e cinco filhos: Taras, Evhen, Olga, Claudio e o caçula Angelino com apenas 2 anos de idade. MIGUEL KOZAN montou uma serraria, pois madeira era o que menos preocupava, pois aqui tinha em abundância para se escolher: Ipê, peroba, canafistula, canjarana, marfim, cedro entre outras, inclusive as primeiras casas do patrimônio de goioerê foram beneficiadas na sua serraria. Entre 1951 e 1960, com a família estabelecida, veio a derrubada da área de cerca de quatro alqueires, cujo primeiro talhão de dois alqueires, daria lugar ao plantio dos primeiros pés de café, razão pela qual o “seu Miguel” veio para ajudar a desbravar a região.
Em 1953 “seu Miguel” trouxe de Mallet um automóvel marca Ford conhecido como pé de bode ou calhambeque ano 1928 que serviu como primeiro taxi por muitos anos. Em 1955 já com a população expressiva, para atender as necessidades de centenas de usuários, o seu Miguel colocou seu caminhão Chevrolet 1948 para fazer o transporte de passageiro (pau-de-arara) entre Goioerê e o distrito de Fontoura, num percurso de 30 Km todos os dias. Seu Miguel também adquiriu uma robusta debulhadeira, capas de produzir cerca de 1500 sacas dia, pois já havia muitas plantações de milho com grande parte das áreas desmatadas.
A família KOZAN é bastante conhecida em nossa cidade, o filho mais velho Taraz ajudou o pai a desbravar nosso chão, Claudio e Angelino Kozan são locutores de rádio, enfim, prestamos aqui nesta primeira edição nossa homenagem a essa grande família. O papel do “seu Miguel” foi bastante expressivo, devido a sua grande solidariedade. Em nenhum momento ele deixou de atender a solicitações dos moradores. PARABÉNS A FAMÍLIA KOZAN, POR TODAS AS FAÇANHAS REALIZADAS NA GÊNESE DE GOIOERÊ E REGIÃO!
Júnior Correia Paz
Escritor e historiador

Veja as Imagens da Notícia

A saga da família Kozan em Goioerê


Você também pode querer ver estas notícias!

Atenção! Alguns itens que não podem ser exigidos na lista de material escolar

Chuva e calor aumenta o sinal de alerta contra a dengue

Vigilância Sanitária alerta para o perigo do escorpião amarelo

A paixão pelos carros antigos